Varizes: 10 respostas, e como evitar que a cura
 Em países economicamente desenvolvidos, o diagnóstico de "varizes" colocar cada quinta mulher e cada homem é sexto. Além disso, nos últimos anos as mulheres cada vez mais jovens estão doentes 30 anos, e às vezes até 25 anos. A doença ocorre muitas vezes despercebido, mas suas complicações podem causar incapacidade permanente, reduzir a atratividade do mesmo deficiência.

Sobre a questão dos nossos leitores otvechaetDmitry Lishov, cirurgião Angiologista clínica "Centro de Flebologia 'MD


Minha mãe tem varizes, eu faço tudo certo, mas estou muito preocupado: eles dizem que a doença é hereditária. Se "destinado", isso significa que eu vou ficar doente?


- Na verdade, um dos fatores de risco para de varizes   - A hereditariedade. Mas isso não significa que você terá   phlebeurysm . Meios básicos de prevenção - um estilo de vida ativo (lição muito bem-vindo na piscina e outros esportes em que reduz ativamente músculo da panturrilha) e meias de compressão. Atribuir jersey como médico Angiologista após o diagnóstico.

Tenho a noite começou a doer e inchar. Recentemente, à noite eu não poderia usar sapatos - eles se tornaram o meu pequeno, mas na parte da manhã eu subi-los sem problemas. Em geral, cada vez mais eu usar tênis: em sapatos de salto alto muito rapidamente pernas cansadas. Ouvi dizer que ele poderia ser os primeiros sinais de varizes.


- Se você fizer tudo corretamente e em ordem, você deve primeiro parecer Angiologista. Ele vai realizar um exame de ultra-som, que vai entender - veias subcutâneas que profundas e grandes. Depende de que sejam tomadas as medidas para preservar a perna saudável. Inchaço pode ser causada lymphostasis: abrandar o fluxo de linfa das pernas. Os comprimidos e pomadas - não a solução Varizes . Flebologia recomendamos o uso de meias de compressão. Meias ou meias permitir que a carga fora das veias. Se possível, não puxe. O tratamento ou a prevenção das primeiras fases são mais eficientes do que em casos avançados.

Eu sei que a doença varicosa chamados povos "em pé" profissões: cabeleireiros, professores, cirurgiões. E eu sentar-se durante todo o dia no escritório em frente ao computador. Na América, é normal para colocar os pés sobre a mesa. Para nós, isso é considerado indecente. E você pode recomendar algum exercício discreto que você pode fazer no escritório?


- Tente sentar-se à mesa, não dobrar sob ele e não cruzar as pernas, não colocar o pé na perna. Isso afeta negativamente o trabalho das veias profundas dos membros inferiores, dificuldade na drenagem venosa. Tente manter as pernas de forma que o ângulo do joelho não é inferior a 90 graus. Também é possível debaixo da mesa para colocar um banquinho (10-15 cm) e colocar os pés sobre ele. Periodicamente "embaralhadas" de calcanhar para toe (exercício pode ser feito tanto sentado e em pé) - estimula o fluxo venoso em veias profundas das pernas. Este exercício é igualmente aplicável durante as viagens aéreas para reduzir o risco de trombose venosa.

Eu quero perder peso e queimar para a etapa aeróbica. E agora eu duvido - se eu pudesse. E, em geral, que tipos de exercício são permitidas e quais são proibidas para aqueles que estão em risco?


- Passo aeróbica é contra-indicado em doenças do sistema venoso, com varizes (em pacientes de risco). Prefere modo de exercício aeróbico (corrida, caminhada, ciclismo, aeróbica) a moderada. Útil e natação. Definitivamente deve ser evitado, ou pelo menos limitar, tanto quanto possível, o esforço anaeróbio, o treinamento em simuladores (com cargas nas pernas, músculos abdominais), carga estática. Envolver recomendado meias de compressão (mesmo se ele não está falando diretamente sobre varizes Mas você está em risco).

Eu ainda estou fazendo uma carreira em um futuro próximo eu não planeja dar à luz. Gravidez segura usando contraceptivos orais hormonais. Mas eles dizem que é ruim para as veias. Como evitar esse efeito colateral?


- De acordo com estudos recentes da Flebologia alemão, fator hormonal não é decisivo ou determinante em termos de risco de varizes. No entanto, deve ser entendido que quando a tomar medicamentos hormonais (KOC) aumenta o risco de trombose venosa profunda (especialmente em mulheres com mais de 40 anos de idade). Portanto, a recepção destes medicamentos deve ser abordada diferencialmente com alguma cautela. Pela minha parte, posso dizer que na maioria dos casos, quando existe a possibilidade de a preferir outros métodos de contracepção. Se, na sua opinião, não há possibilidade de escolher outro método de contracepção antes de tomar COCs deve consultar um ginecologista e Angiologista (também podem precisar de aconselhamento e um hematologista).

Agora à venda um monte de meias de compressão. Devo usá-lo para a prevenção? E, novamente, meias de compressão e meias são muito caros. É possível substituí-los só para usar produtos muito grossas (120) den?


- Claro, meias de compressão - propriedades preventivas básicas em pacientes com varizes e em doentes em risco .  Primeiro, precisamos entender - o que significa "den"? Den (denier) - é a unidade usada para medir a espessura das fibras (densidade linear do fio) .  Por exemplo, o den 120 indica que o comprimento de rosca 9 km pesa 120 gramas .  As propriedades pode ser caracterizada por qualquer segmento do denier .  Por exemplo, o fio de lã pode ter uma característica, e 200 e 500 denier .  No entanto, a meia-calça de malha a partir de um fio não terá qualquer efeito profilático ou terapêutico, devido à ausência de propriedades elásticas e de compressão .  Claro, os tópicos dos quais produzidos meias das senhoras habituais e meias de compressão médica (médico), e ter alguma elasticidade (trecho) .  No entanto, na produção de meias terapêutico, ao contrário de meias de senhora convencionais é considerado menor densidade de fios e a pressão que iria fornecer o produto acabado a um membro .  E, por exemplo, o produto de uma classe de compressão, dependendo da finalidade para a qual vai ser aplicado (por desgaste diário com uma saia, desportos, com linfedema), pode ter uma densidade diferente (denier) .  Esta confusão eo uso de fabricantes convencionais de meias de senhora, ele os chamou de "prevenção", "protivovarikoznye", "quando edema" usando computação gráfica em publicidade em vídeo .  No entanto, as diferenças entre meias médicos terapêuticos / preventivos e lotação normal da loja não param .  Em meias de compressão tem uma outra característica única - compressão do produto é uniformemente distribuída sobre o pé com um gradiente decrescente a partir do tornozelo (100% da pressão) para a coxa (40% da pressão inicial no tornozelo) .  Isso leva em conta e anatomia do membro (meias de compressão "segue" muda a forma e volume do membro porque a contagem em uma máquina especial por um programa de computador - individualmente para o paciente) .  Devido a isso, há estimulação do fluxo venoso .  Com relação ao custo pode argumentar - realmente, um par de meias de compressão ou collants custa cerca de 3000-4000 rublos .  No entanto, seu tempo de serviço no uso diário de pelo menos 6 meses (eles são muito difícil de quebrar - segue-se a partir de suas propriedades) .  Independentemente disso, você pode estimar o quanto você irá custar as meias habituais "120" denier para esse período de tempo .

O que é necessário para realizar pesquisas para descobrir se a veia certo?


- Definitivamente, é necessário consultar um médico-Angiologista. Inicial consulta Standard - exame Angiologista e ultra-som (Doppler ou a digitalização duplex das veias dos membros inferiores). Após o ultra-som do doutor plenamente e de uma forma compreensível para explicar - que mudanças ocorreram no sistema venoso, o que é necessário tomar medidas preventivas ou curativas no momento.

Uma vez por semana para comprar os produtos no hipermercado, e cada vez tem que levantar sacos pesados. E se existem quaisquer restrições - quantos kg pode levantar uma mulher sem danos para a veia?


- Mesmo sem levar em conta o estado do sistema venoso, sacos pesados ​​não irá adicioná-lo à saúde. Estima-se que 3-4 kg - o peso máximo que você pode levantar e transportar um longo tempo sem danos para a saúde. Esta questão precisa de ser prestado especial atenção às pessoas com transtornos existentes do sistema osteomuscular (deformidade do pé, patologia, patologia comum do lombo-sacra, coluna torácica).

Minha mãe (os 50 anos), duas vezes fez a cirurgia para remover varizes. E cada vez, depois de algum tempo, há uma recaída da doença. Se isto é devido ao fato de que ela está acima do peso?


- Excesso de peso - um dos principais fatores que são importantes em termos de risco de ocorrência e progressão das varizes, a recorrência (repetir após o tratamento) doença. Mas eu não posso dizer que é devido ao excesso de peso, novas varizes. Deve ser entendido que, em tais situações, como uma regra, estamos a falar de uma combinação de vários factores: (mais tarde) o tratamento final na adequação flebologia conduzidos tratamento (tratamento geralmente cirúrgico não é usado isoladamente - na maioria dos casos, após a cirurgia é necessária escleroterapia para remover menor ou não é excluído durante a operação de varizes), incumprimento de medidas de prevenção, co-morbidades e condições patológicas (incluindo a obesidade) têm um impacto directo ou indirecto sobre a saúde do sistema venoso.

Devido ao excesso de peso que eu tinha pés chatos. Isso poderia prejudicar o trabalho e causar varizes?


- Estas questões estão interligadas, mas na sua pergunta violado causalidade. Para a maior parte pés chatos e varizes - as ligações do processo patológico que ocorre em um fundo de uma características geneticamente herdadas (fraqueza) do tecido conjuntivo. Há uma opinião profissional que se o paciente tem um apartamento - é provável que haja também veias e varizes. Tal como para a perda de peso - este estado tem um impacto negativo sobre o estado do sistema venoso, contribui para a progressão de varizes e acelera o desenvolvimento de complicações da doença. Pés planos de excesso de peso não se desenvolve. Mas pé chato interfere com o trabalho normal dos músculos da vitela, que afecta negativamente o fluxo venoso, aumentando assim o risco de doenças venosas.

Oksana Herasymenko



Tratamento e prevenção

Voltar à página inicial





Яндекс.Метрика