Março 2013 declarou a Associação Internacional de endometriose "Mês de sensibilização sobre a endometriose." Para que as pessoas saibam mais sobre esta doença, MEDIKFORUM contribui com a publicação de uma série de pós-história do nosso ginecologista especialista Oksana Bogdashevskoy sobre casos reais de endometriose.

 Endometriose em mulheres pós-menopáusicas

Acredita-se que a endometriose não é encontrado em mulheres com disfunção menstrual extinta: sem menstruação - sem endometriose. Infelizmente, as mulheres com menopausa natural, o risco de recorrência da endometriose é de 3, 7% em mulheres com menopausa cirúrgica - 2, 7%.


Misericordiosamente ovário esquerdo após a cirurgia aumenta o risco de dor renovada em 6, 1 e 8 vezes, 1 vezes maior risco de reoperação em comparação com as mulheres, que foi removido e o útero e os ovários. Portanto, a possível recorrência da doença deve sempre pensar em mulheres com história de histerectomia e sintomas clássicos da endometriose - dor.


O primeiro caso de endometriose em mulheres pós-menopáusicas foi descrito em 1950. Desde então, periodicamente existem publicações semelhantes, causando interesse permanente.
J. C. Rosa-e-Silva e colegas apresentaram três casos de confirmação histológica da doença em mulheres pós-menopáusicas, sem antecedente de endometriose, nunca recebeu TRH (terapia de reposição hormonal):

  • Uma mulher com idade entre 62 - endometrioma, dor pélvica
  • Uma mulher de 78 anos foi encontrado endometriose em cicatriz pós-operatória após gistrektomii produzido há 20 anos
  • Uma mulher de 54 anos (de 48 anos de menopausa) endometriose diagnosticada no septo reto-vaginal

É interessante que em mulheres pós-menopáusicas são mais comuns da endometriose extragenital (intestino grosso e delgado, bexiga, uretra, pulmão, fígado e pele) e endometrioma.

O diagnóstico em tais casos, é muito mais difícil. Primeiro de todos os médicos acham que a exclusão de câncer. Especialmente difíceis de corrigir pacientes diagnóstico, sem referência a uma história de endometriose. A resposta inequívoca à questão, é causada principalmente endometriose ou recorrência de um velho não diagnosticada, não existe. Em relação à endometriose é dominado por teorias e hipóteses. Acredita-se que o tratamento cirúrgico absoluta que deve ser o primeiro passo no tratamento de pacientes com endometriose, revelado pela primeira vez em mulheres na pós-menopausa.


Na prática, ginecologistas, muitas vezes preocupado se você pode conduzir pacientes com endometriose HRT? Não utilize estrógenos provocar recaída? E esta questão não é ocioso.
O uso prolongado de GnRHa (hormônio liberador de gonadotropina), intervenções cirúrgicas repetidas ajudar a reduzir a reserva ovariana e no desenvolvimento de menopausa precoce e precoce. Por um lado, o mais cedo a mulher entra na menopausa, maior o risco de eventos cardiovasculares, detecção urotroficheskih, a função cognitiva inferior e qualidade de vida. Por outro lado, possível retomada da recidiva de dor, e mesmo repetidas cirurgias malignidade.


Posição EMAS: Mantendo as mulheres na menopausa com uma história de endometriose, 2010

 Endometriose em mulheres pós-menopáusicas

• HRT mostra mulheres com menopausa precoce / prematura antes da idade média da menopausa, e deve ser considerada em mulheres mais velhas com sintomas vasomotores graves.
• Dados relativos ao uso de TRH em mulheres com história de endometriose é limitado. Aparentemente, é necessário aplicar um regime combinado contínuo independentemente da existência ou não de uma histerectomia. Isso ajudará a reduzir o risco de recorrência da doença e malignidade da endometriose restante.
• As terapias alternativas e medicamentos kostnoprotektivnye deve ser utilizado em mulheres que não estão recebendo a terapia hormonal.
• Nomeação de drogas produzidas com base em ervas devem ser usados ​​com cautela porque a sua eficácia não foi estudada adequadamente e pode incluir componentes similares ao estrogênio com efeitos imprevisíveis nesses pacientes.


  • Todas as mensagens ginecologista

Blog ginecologista

Voltar à página inicial





Яндекс.Метрика