Colecistite - a maioria das doenças
 Segundo as estatísticas, depois de 45 anos em cada dez homens e uma em cada quatro mulheres neste país estão doentes com colecistite crônica. Como explicar isso?

Nosso médico perito Natalia Yermolov

Mr. X em má companhia

Bem, quem de nós não tem acontecido? Nós nos sentamos à mesa festiva, bebeu, comeu, e algo estava errado - formigamento sob a costela direita, náuseas e, em geral alguma forma se sentir desconfortável. Eu tomo um comprimido ou dois, como tudo correu. E, a propósito, que tal pode ser os primeiros sinais de colecistite. Esta doença é sociável, que é muitas vezes desenvolve-se na presença de outras doenças do tracto gastrointestinal.


Por exemplo, a gastrite, quando a redução da actividade secretora do estômago; doença do cálculo biliar, o que interfere com o fluxo da bile; discinesia biliar, e assim por diante .. Depois de quarenta anos, muitos de nós conseguiram acumular um ou o outro, aqui e escrever fora o desconforto para os habituais "feridas". E o que é isso tudo - colecistite?


Popularmente falando, inflamação da vesícula biliar. Nesta pequena "bolsa" coleta bile. Uma vez que temos alguma coisa para comer, os contratos de bolhas e libera bile para o intestino - é necessário para ativar as enzimas envolvidas na digestão dos alimentos. Mas este procedimento simples pode ser quebrado - e logo que surjam problemas.


Por que isso? As razões - muito. Emissões bile regular os sistemas nervoso e endócrino, qualquer interrupção em seu trabalho (devido ao estresse prolongado, distúrbios metabólicos) - e está pronto para lidar com eles. Ou algo está errado com a bile dutos si - por exemplo, eles são esmagados, ido demasiado, foram obstruídas com pedras, e assim por diante D..


Bile pode estagnar durante a gravidez (crescente útero coloca pressão sobre os órgãos do trato gastrointestinal), devido a um estilo de vida sedentário, "defeitos" genéticos da vesícula biliar - em suma, uma série de fatores de risco.


Bile estagnada infectados: pode ser bactéria - E. coli, estreptococos, estafilococos, e giardia, fungos, vírus. E torna-se inflamada. No entanto, isso pode provocar uma substância tóxica, por exemplo, overdose de drogas, e mesmo os processos alérgicos.

Corrida

Eu não vejo colecistite aguda não pode ser - que poderia ser uma doença totalmente independente, e pode manifestar-se como um ataque crônica. O mais impressionante de seu sinal - dor no lado direito, abaixo das costelas, que muitas vezes dá-se: no ombro e pescoço, omoplatas. Pode ser causado pela inflamação e obstrução pedra duto. Na boca, há um sentimento de amargura, um gosto metálico, às vezes não são arrotos, náuseas, vômitos e, às vezes, que não traz alívio, começa girando em seu estômago. Pode amarelecimento da pele e membrana mucosa do olho, isto é devido à deterioração do fluxo biliar devido ao bloqueio dos ductos biliares do lodo. Em alguns pacientes, a constipação alternando com diarreia, febre, arrepios começa.

Quando esses sintomas não devem demorar, você deve chamar imediatamente um médico e não desista hospitalização: um ataque é carregado de conseqüências perigosas. Pode começar purulenta processo acontecer perfuração da vesícula biliar, causando sépsis e outras complicações, o que aumenta drasticamente a probabilidade de morte. Mas mesmo que um ataque ocorra "baixinho" (aparece apenas uma leve dor e bastante tolerante), o seu médico ainda vai precisar ir - colecistite aguda pode se transformar em crônica.

Corre furtivamente

Colecistite crônica é normalmente bastante longa pode não se manifestar. Aproximadamente 80% dos casos está associada com a formação de cálculos biliares. Esta forma da doença chamada colecistite calculosa. A característica de sua manifestação - cólica hepática: dor no abdómen superior, à direita, as ondas de estômago, há vômitos freqüentes, fraqueza grave.


Há uma outra forma da doença - "acalculous" ou, na linguagem dos especialistas akuleznaya. Tais colecistite geralmente provocam uma infecção ou má circulação na vesícula biliar. Períodos de remissão, neste caso substituída exacerbações que podem desencadear transtornos alimentares, álcool. O impulso para a exacerbação e pode ser duro trabalho físico, uma infecção intestinal aguda, hipotermia. Recaídas frequentes podem conduzir a inflamação das grandes ductos intra-hepáticos. Em colecistite crónica interrompido o processo de digestão e absorção de gordura, o que leva à falha intestinal, bócio e exacerbação de doenças intestinais crónicas.

Procurando por detalhes

Não puxe uma visita ao médico, se ao longo do tempo após a refeição que você está tendo qualquer tipo de desconforto. Em princípio, depois de uma conversa com o paciente, seu exame médico é claro se há ou não sinais de colecistite sofredor. Mas, para escolher o tratamento certo, precisamos dos detalhes: é importante para descobrir o que fase da doença, se existe uma concomitante e assim por D..


O que faz a pesquisa?


- CBC (altos níveis de leucócitos e ESR indicar inflamação);
- A análise bioquímica do sangue, urina;
- Parasitas fecais (Ascaris, Giardia muitas vezes provocam a desordem);
- Ultra-som do abdômen (permite ver a forma da vesícula biliar, uma condição de suas paredes, para determinar a presença ou ausência da vesícula biliar e do ducto biliar pedras, e ver se há um tumor, e assim por diante D..);
- Colecistografia - X-ray método de análise, a qual permite identificar os sinais de inflamação da vesícula biliar (pesquisa não é realizada no período de exacerbação da doença, bem como durante a gravidez).


Em alguns casos, ele pode ser atribuído, e exames complementares - fibrogastroduodenografiya, laparoscopia de diagnóstico, imagem latente.

E como um deleite?

Na "fase quente" da doença, quando um ataque pesado, a hospitalização é necessária. O hospital terá uma inspeção de emergência - se não ameaçando indicações (por exemplo, há um complicações supurativas, e assim por diante D..), Teria que mentir para baixo por algumas horas em um gotejamento - deve ser removido intoxicação.


O paciente foi prescrito antiespasmódicos para aliviar a dor e aumentar a ductos biliares, antibióticos que inibem a inflamação bacteriana, a fome intermitente. Depois de retirar a terapia ataque picareta. Em casos graves, por vezes requerem cirurgia de emergência para remover a vesícula biliar.


Mas, para narrar a mais importante - para evitar uma recaída. Por isso, em primeiro lugar, o médico prescreve uma dieta. Deve sempre beber água mineral, tomar vitaminas, especialmente ácido B e ascórbico. Use as ferramentas para estimular a secreção da bílis.


O tom da vesícula biliar depende do modo de vida - se mover mais. Se você tem um trabalho sedentário, certifique-se de começar um warm-up: levantar-se, caminhar, caminhar um par de vezes por dia. Em casa, não ficar no computador ou TV. Para manter a doença sob controle, duas vezes por ano, é desejável se submeter a exames preventivos para o médico.

Quando colecistite sem poder correção é indispensável. Isto, naturalmente, não significa que toda a vida terão de dieta. Mas, para desenvolver o seu próprio estilo de alimentos terá que corrigir. A principal coisa - para tentar ter que normaliza a secreção da bílis, poupando o fígado e ajuda o intestino, não é propício para a formação de reservas de gordura e colesterol. Isto significa: a proibição total de alimentos gordurosos e fritos, sopas saudáveis, alimentos enlatados, embutidos, molho de pimenta e especiarias, cacau, chocolate, bolos, pastelaria; você precisa limitar o menu de usar manteiga, ovos, alho, cebola, aneto e salsa; útil em carne magra e peixe, legumes, frutas, cereais, produtos lácteos.

Tente beber mais, se possível, verifique com seu médico, o que escolher água mineral. E, claro, importante é o ritmo do poder: é impossível dirigir o chá e jantar para recuperar o atraso. Não deve ser 5 vezes por dia, as pequenas porções, lentamente e com o prazer. Aliás, foi divertido durante e após a refeição - o indicador mais seguro que você não tem problemas com os órgãos do trato gastrointestinal.

Fonte


Tratamento e prevenção

Voltar à página inicial





Яндекс.Метрика