Março 2013 declarou a Associação Internacional de endometriose "Mês de sensibilização sobre a endometriose." Para que as pessoas saibam mais sobre esta doença, MEDIKFORUM contribui com a publicação de uma série de pós-história do nosso ginecologista especialista Oksana Bogdashevskoy sobre casos reais de endometriose.

 Endometriose e pílulas anticoncepcionais: Story 3

Nadenka 33 anos. Em novembro de 2011 ela foi diagnosticada pela primeira vez com "endometriose". Quase seis anos antes de ela se queixou de dor abdominal.

Nadia casou com 25 anos. Bonito do casamento, marido amado, um apartamento separado. Rapidamente ela ficou grávida, e bem na hora que ela deu à luz um menino saudável. Milk foi um pouco, mas o suficiente para até 6 meses. A vida era boa.

A dor começou há alguns anos após o nascimento. Eles, então, apareceram e desapareceram, em seguida, foram bastante tolerante, alguns dolorosa e insuportável. Os médicos não encontraram nada, mas tentou ajudar. Nadia conscienciosamente implementar o destino - bebeu antibióticos, ervas. Várias vezes fui para o sanatório "na sujeira."

Meu marido também tentou ajudar - levou para a consulta, compra de medicamentos, e até mesmo encontrou uma boa babá para seu filho (Nadya às vezes enrolar para que o cuidado do menino crescente força foi à esquerda). Mas, em seguida, ansiedade e suspeita deram lugar a simpatia, frieza. Meu marido pensou que Nadia finge e joga cena "morrer cisne" porque não querem lidar com uma criança, fazenda, sexo. De fato, a incapacidade de realizar "dever conjugal" irritava mais.

No lado de recepção no ginecologista revelou quistos nos ovários. Cistos foram grande e suspeito. O médico recomendou fortemente a cirurgia. Talvez seja a necessidade de internação foi a última gota para nadenka marido. Uma conversa em voz elevada, e seu marido pediu o divórcio.

10 dias no departamento de ginecologia do hospital é muito bom Nadia passou em transe. O inspeções, procedimentos de consulta. Palavras estranhas assustou nadenka não se importava. Operação desde a cirurgia. Antes de deixar o médico nadenka tempo explicando o que é a endometriose, fortemente recomendado para tomar pílulas anticoncepcionais. O que ele sabia, essa estranha médico! O que contraceptivos, por quê? Antes do julgamento foi duas semanas, a vida é longo, que agora são obrigados a Nadia 4 anos filho em seus braços.

Mas tudo vai - o tribunal, a divisão da propriedade e os direitos de participar na educação da criança. Apenas 3 meses Nadia percebeu que ela não doeu. Menstruação tempo, não "derramado" e não torcido "sic carta."

Filho - menino bonito e mágico - foi para o jardim de infância. Nadia diploma obtido bastante empoeirada e foi trabalhar. O salário era modesto, mas os pais têm ajudado a vida ao normal. Cabelo, Salto, fresco make-up, olhos brilhantes. Não é de admirar que muito em breve havia um homem decente, ele ofereceu sua mão e coração e tudo o que há ainda ligado. Imediatamente após o casamento, optou-se por "fazer uma menina".

Nadia veio até nós depois de 1, 5 anos. Gravidez não ocorre.

- Eu não entendo! Com me nenhum aborto, filho, eu quase que imediatamente ficou grávida, deu à luz facilmente. Marido spermogrammu passado - tudo está em ordem.

A partir da história:
Descoberto grau endometriose IV genital externo (cistos ovarianos endometrióides 5 e 7 cm, endometriose generalizada espaço Douglas e dobra vesico-uterina.
Em os EUA, em ambos os ovários 3 educação centímetros, suspeitosamente lembra de cistos endometriais.

- Você prescrito tratamento após a cirurgia?

- Sim, fui aconselhado a beber contraceptivo, mas eu estava divorciada de seu marido, e eu tenho um longo tempo não ter relações sexuais.

- Agora não há dor?

- O que você é, eu estou bem. Para mim, em uma cirurgia hospitalar feito sobre esses médicos vão lendas!

- É necessário fazer laparoscopia diagnóstica. A endometriose é frequentemente recorrente e não engravidar. E o tubo vai olhar spaechki desconectado.

A partir da história:
A laparoscopia foi feita, cistectomia conservadora dois lados operacional. Coagulação e excisão de endometriose. Hromogidrotubatsiya - trompas de falópio são transitáveis ​​em ambos os lados.
Histologia: cistos ovarianos endométrio.


- Nadia, é necessário tomar preparações hormonais 4-6 meses. Só então é possível engravidar
- Mas me disseram que eu tentei agora. Qual é a melhor chance de engravidar imediatamente após a menstruação!

 Endometriose e pílulas anticoncepcionais: Story 3

Após 4 meses, havia dor durante a relação sexual, menstruação tornou-se mais e mais doloroso.

A partir da história:
De FSH - 3 36 UI / litro
LH - 8, 8 UI / L
Prolactina - 487 mIU / L
AMG - 0, 5 ng / ml (normal 1-3, 5 ng / mL).
Reserva ovariana é reduzida drasticamente.

Reserva ovariana - esta é uma fonte estratégica de ovos. Não ovos adequadas - não há gravidez. O exame revelou uma recorrência normal da endometriose.

Nadya enviados ao sistema reprodutivo. Terapia hormonal recomendado, que tem duas vezes ignorado o paciente, em seguida, a fertilização in vitro com óvulos doados.

Será que a cirurgia ginecológica de rotina contribuir para a menopausa precoce? Esta não é uma pergunta ociosa. Nada mais cuidado do que a laparoscopia, ainda não foi inventado. Você não gosta da resposta: cirurgia laparoscópica perturba o funcionamento dos ovários e reduzir a reserva ovariana .

Eletrocoagulação após a ressecção de cistos ovarianos levar à ruptura do sistema vascular do ovário, ea remoção de tecido ovariano normal com parede do cisto de endometriose ocorre sob qualquer técnica cirúrgica.

Tratamento de endometriose exclusivamente por métodos cirúrgicos é inaceitável. Implementação da terapia anti-hormonal - e não um capricho e não um modismo, é uma necessidade.



  • Todas as mensagens ginecologista

Blog ginecologista

Voltar à página inicial





Яндекс.Метрика