Anemia da gravidez - uma doença muito comum. Enquanto isso, comprimidos de ferro e xaropes um não quer tomar: náuseas e prisão de ventre não é incomum. "Eu tenho o dinheiro para comprar um melhor pedaço de carne", - diz o paciente. É melhor?

 Anemia
 Anemia

Greve enquanto o ferro

A exigência diária recomendada na Federação Russa em ferro é de 18 mg / dia para as mulheres durante a gravidez, mas essa necessidade é muito maior - 33 mg / dia. Os especialistas estudaram a dieta média, e chegou à conclusão de que, de fato, as mulheres dia obter cerca de 12-15 mg de ferro, que está enfrentando um déficit não é mesmo grávida. Sabe-se que o corpo pode absorver cerca de 10% do ferro entregues a partir de alimentos - um 1, 2-1, 5 mg / dia. De acordo com as estimativas mais optimistas, o corpo de uma grávida, sofrendo zhelezodefitsita Para aumentar a absorção de ferro a 3, 5 mg / dia. Assim, durante toda a gravidez pode ser apreendido não mais de 980 mg de ferro (3, 5, multiplique por 280 dias).

Nós calculamos o custo de ferro;
• Sobre o crescimento e desenvolvimento fetal - 300-400 mg.
• Na placenta e cordão umbilical - 100-150 mg.
? Para um aumento de 20 vezes no tamanho do útero - 50-100 mg.
• Para as necessidades do seu próprio corpo - 200-250 mg.
• Para aumentar a massa de células vermelhas do sangue - 450-550 mg.
Total necessário - 1200-1400 mg.

O déficit é óbvio. Mesmo com a absorção de admissão e ferro ideal, as despesas excedem "receita" no 200-400 mg. Claro, uma grávida saudável com a falta de nutrição adequada é facilmente compensado através da utilização das reservas de ferro escondidas sob a custódia do corpo "para um dia chuvoso."

Que torta, dizer, meu amigo?

I "como" recomendação "Vitaminas não precisa de suplementos de ferro são prejudiciais, deficiência de iodo - inimigos de ficção! Que a mulher grávida come bem e ela vai ser feliz. " Quem diria, ginecologistas apenas "para"! É decidido, vamos compensar a deficiência de ferro refeição - apenas o que?

Ele é melhor absorvido pelo ferro contido na carne vermelha e peixe cozido na grelha sem panificação estava queimada, para frigideira (de preferência óleo de oliva), cozido em massa (mas a massa não deve ser comido, juntamente com carnes!). Deve limitar a proteína de soja (tofu, carne de soja, queijo).
Ferro-contendo alimentos devem ser ingeridos com o estômago vazio - "no auge do apetite" - juntamente com limão, suco fresco de citrinos e separadamente dos produtos lácteos, pão, ovos e batatas, potmou sal do ácido fítico, fitatos contidas na massa fresca de toda a farinha refeição, em cereais e vegetais verde-escuros, ligar íons de ferro no estômago e impedir sua absorção. Fibra e fosfatos também impedem a absorção de ferro. Fosfoproteínas contidos nos ovos, reduzir a absorção de ferro pelo organismo.


Além disso, a capacidade de reduzir a absorção de ferro;

- Leite, porque lactoferrina do leite se liga ao ferro livre,

- Café e chá - por ligação de compostos polifenólicos de ferro

- Refrigerantes, condimentos, maionese, molhos com conservante de alimentos EDTA (EDTA)

Deficiência caroteno na dieta reduz a capacidade para a absorção de ferro. Portanto, o alimento, peixe e carne de acompanhamento, deve ser um "vermelho-verde" e incluem matérias-bagas coloridas (amoras, framboesas, cranberries, etc.), legumes (pimentão vermelho, tomate, cenoura, etc.), frutas (pêssegos, uvas, ameixas, peras maduras e maçãs).

Você está fazendo todos os dias, todas essas demandas?


Para beber ou não beber?

Mas cavar um pouco mais. A citação do relatório do Rospotrebnadzor de 2010: "... para o povo da região Ryazan caracteriza-se por um modelo de carboidratos alimentos ricos em ácidos graxos saturados ea falta de proteína animal, a má nutrição, abuso de produtos de padaria, batata naturalmente afeta a saúde e conduz a um aumento de alimentar. dependente de doenças não transmissíveis. "

Similar à região de Ryazan do estado nutricional da população (incluindo mulheres grávidas) é verificada, pelo menos 20 regiões da Rússia Central.
É por isso que a Federação da Rússia aprovou as diretrizes federais para o diagnóstico, tratamento e prevenção da deficiência de ferro durante a gravidez, que destinou três tipos de deficiência de ferro - predlatentny, deficiência latente e evidente ferro.

Com a deficiência de manifesto é claro - é a anemia, é claro para todos que o tratamento é necessário. Deficiência de ferro Predlatentny em condições ideais desenvolver em um perfeito grávida III trimestre. Todos os valores KLA seria o ideal, e a ferritina, o ferro no soro e de saturação de transferrina coeficiente ocupará o limite inferior do normal.
Quando a deficiência em ferro latente é caracterizada por uma diminuição na reservas de ferro no depósito, mas o nível de hemoglobina, hematócrito, e células vermelhas do sangue estão dentro dos valores normais.

Se você não ajudar o corpo para a conclusão da perda de 65-70% dos casos de deficiência de ferro latente torna-se manifesto, e ficamos com o quadro clínico de anemia em mulheres grávidas com uma gama completa de complicações inerentes a este.

Anemia da gravidez   - Aumente a freqüência da ameaça de interrupção da gravidez, insuficiência placentária, retardo de crescimento intrauterino e sofrimento fetal, parto prematuro, inércia uterina, frequência e volume de hemorragia patológica durante o trabalho eo período pós-parto e complicações infecciosas em puérperas hipogalactia. Além disso, a deposição de ferro insuficiente no período pré-natal é uma das causas de anemia, em recém-nascidos, bem como o desenvolvimento do neurodesenvolvimento e cognitiva nos primeiros anos de vida.

OMS, de joelhos, implorando todas as mulheres do mundo para aumentar o intervalo entre nascimentos para 2-3 anos. Isso é o quanto tempo é necessário que a reconstituição do corpo de ferro e outros micronutrientes gastos durante a gestação e lactação.


Mas há múltiplas gestações, sangramento pós-parto, período menstrual intenso e prolongado - é lenta mas seguramente, esgotando as reservas estratégicas de ferro no organismo. Por conseguinte, é necessário efectuar o rastreio e prevenção.

Passo 1 - 5-6 semanas. gravidez ao registrar a gravidez deve passar por um exame de sangue para Hb, RBC, Ht, ferro sérico, ferritina, transferrina koeff.nasyscheniya;
Passo 2 - quando os indicadores de regulamentação Hb, RBC, Ht é recomendado para evitar o desenvolvimento de predlatentnogo e deficiência de ferro latente - é o médico irá prescrever preparações multivitaminas para grávidas e lactantes contendo pelo menos 20 mg de ferro elementar por dia.
Passo 3 - detecção oportuna de deficiência de ferro latente e para impedir seletivamente anemia. Isso significa, entre complexos vitamínicos, é apresentado, no prazo de 6 semanas de gestação que contém ferro recebendo 50-100 mg de ferro elementar por dia por via oral.


Na falta de capacidade laboratorial para a determinação igual de ferritina, uma decisão sobre a nomeação de prevenção seletiva para as mulheres grávidas (como uma exceção) pode ser feita com base em critérios hematológicas (Hb, RBC, Ht), correspondente ao estágio da deficiência de ferro latente. Isto é, de ferro profilático pode ser imposta mesmo sem os resultados dos testes.

Contenda Ferro Ferro

Líderes de vendas, a maioria são nomeados e às vezes até mesmo distribuir preparações de ferro livres são de 1ª geração - formas inorgânicas (sais e óxidos). O mais popular de todos sulfato ferroso popular é composto por bem conhecido Aktiferrina, Sorbifer, tardiferon, Ferropleksa e outros.

Infelizmente, este grupo difere pronunciados efeitos adversos e complicações de diarréia e náusea a alergias e choque anafilático, com distúrbios dispépticos são os mais comuns. Muitas mulheres parar de tomar medicamentos sem informar o médico assistente.

Devido à alta toxicidade, em 2009 na Rússia não é mais drogas registrado para as mulheres grávidas, que incluem o sulfato de ferro.

Por favor, note - só não registrar novos medicamentos. A comunidade médica internacional está se movendo para longe do destino de sulfato ferroso para as mulheres grávidas, entretanto, essas drogas preencher o nosso mercado, distribuídos em clínicas pré-natais, hospitais adquiridos. Contra o fundo de constipação e dispepsia, o útero trata de "tom", há queixas de dor abdominal, seguido pelo diagnóstico "ameaça de interrupção da gravidez" e correu!

As preparações para administração oral, premiado com um lugar nas orientações Federação Russa Federal:
Maltofer - de ferro (III) de hidróxido de guia polimaltozat 100 mg de mascar.
Maltofer-falta - ferro (III) hidróxido polimaltozat 100 mg mais Ácido Fólico
Ferlatum - de ferro (III) suktsinilat proteína (Fe 3+ de 40 mg)
Foul Ferlatum - ferro (III) suktsinilat proteína (Fe 3+ 40 mg), além de ácido fólico
Fenyuls Fe2 + - Sulfato de Ferro anidro 150 mg mais mononitrato de tiamina, riboflavina, ácido ascórbico + + + + nicotinamida pantotenato de cálcio, cloridrato de piridoxina +
Ferro-Folgamma - sulfato de ferro (Fe 2 + 37 mg), além de ácido fólico + cyanocobalamin
Totem - gluconato de ferro (Fe 2 + 50 mg), além de manganês gluconato de cobre Gluconate +
Sorbifer - sulfato de ferro (Fe 2 + 100 mg) mais ácido ascórbico
Gemofer® Prolongatum - sulfato de ferro (Fe 2 + 105 mg) pelotas de libertação prolongada

Dicas úteis:
1. Aceitação de suplementação de ferro é recomendado para complementar os complexos de vitaminas e minerais convencionais, produzidos a partir de substâncias farmacêuticas de alta qualidade.
2. A OMS recomenda que os preparativos grávidas com base em fumarato de ferro, gluconato de ferro, citrato férrico e sais orgânicos Dr.I. Estas formas não causam prisão de ventre e facilmente transportado em caso de hipersensibilidade.
3. A administração oral é preferida - o efeito ocorre mais tarde, no entanto, os efeitos colaterais são muito menos comuns.
4. profilática suplementação de ferro de 60 mg / dia OMS recomenda que todas as mulheres grávidas no segundo trimestre e continuará até o final da gravidez.

Infelizmente, há muitos anos obstetras preferido massivamente aumentar a dosagem ea frequência da utilização de suplementos de ferro, fechando o círculo vicioso e exacerbando o problema do paciente. Usando o senso comum e as recomendações existentes, hoje é possível, sem esperar que a deficiência de ferro manifesto, realizar a prevenção adequada, segura a usar drogas, criando condições ideais para a absorção do ferro.

Simplificando, preste muita atenção ao que você tem apontado, mas não por deficiência de substâncias essenciais oktazyvaytes profilavktiki. especialmente durante a gravidez.



  • Todas as mensagens ginecologista

Blog ginecologista

Voltar à página inicial



Endometriose e uretrite história 2
Endometriose: conhecido sobre o desconhecido
A epidemia de endometriose
Períodos pesado quando a soar o alarme
Quem tem a chance de engravidar na véspera do Ano Novo?
Feminino Câncer: a história de uma consulta on-line
É hora para o hospital: características principais
Endometriose em mulheres pós-menopáusicas
Uma criança com síndrome alcoólica pode ser carregado em qualquer família
A endometriose em adolescentes: a história 4
Endometriose e infertilidade: História 1
Uma vez - não é considerado?
Termos de pílulas contraceptivas não atendidas
Como iniciar uma vida sexual: as regras do início da vida sexual para as meninas
Endometriose e pílulas anticoncepcionais: Story 3
O aborto como forma de contracepção
Períodos dolorosos: não aguento mais!
Ginecologistas sobre assustadores e brutas dizer uma palavra
"Onde eu ureaplasmas?! "
Períodos dolorosos: não aguento mais!
Estamos a planear uma gravidez
Notas ginecologista-obstetra. Primeiro post
Histórias de terror
Triagem pré-natal: fazer ou não fazer?
Aborto retido. Histórias da prática e da vida
Miomas uterinos (Parte 2)




Яндекс.Метрика