No novo estudo, os cientistas da Universidade de Uppsala demonstraram a ligação entre tabagismo e perda do cromossomo Y nas células. Os investigadores têm mostrado previamente que a perda do cromossoma Y está associada com o cancro. Uma vez que apenas os homens têm o cromossomo Y, esses resultados podem explicar por que o tabagismo é um importante fator de risco para câncer em homens, bem como por que os homens mais curta esperança de vida.


 Fumar reduz a expectativa de vida nos homens
 Fumar reduz a expectativa de vida nos homens



Fumar é um factor de risco para uma variedade de doenças, não apenas no cancro do pulmão.


"Anteriormente, nós têm mostrado uma ligação entre a perda do cromossomo Y no sangue eo risco de câncer. Agora nós testamos o que fatores clínicos e estilo de vida afetam a perda do cromossomo Y. Dos muitos factores que têm sido estudados, como idade, pressão arterial, diabetes, consumo de álcool e tabagismo, descobrimos que a perda do cromossomo Y é mais comum em fumantes ", - diz Lars Forsberg (Lars Forsberg), pesquisador do Departamento de Imunologia , Genética e Patologia da Universidade de Uppsala.


A relação entre tabagismo e perda do cromossomo Y depende do número de cigarros fumados, isto é, a perda do cromossomo Y é mais comum em fumantes pesados. Além disso, a associação foi válida apenas para os homens.


"Estes resultados mostram que fumar pode resultar em perda do cromossoma Y, mas este processo é reversível. Descobrimos que a freqüência de perda do cromossomo Y não diferiu entre os ex-fumantes, e os homens que nunca fumaram. Esta descoberta pode ser muito persuasivo para parar de fumar ", - diz Lars Forsberg.


Como a perda de cromossomo Y nas células causadas pelo tabagismo câncer de causas ainda não é clara. É possível que as células imunes no sangue, os quais perderam a sua cromossoma Y, têm uma capacidade reduzida para lutar contra as células cancerosas.


"Esta descoberta pode explicar em parte por que os homens têm uma expectativa de vida mais curta do que as mulheres, e por que fumar é perigoso para as pessoas" - diz Jan Dumanskaya (Jan Dumanski), professor na Universidade de Uppsala.


Mais artigo científico:


Forsberg, Lars A; Rasi, Chiara; Malmqvist, Niklas; Davies, Hanna; Pasupulati, Saichand et ai. (2014) Mosaico de perda de cromossomo Y no sangue periférico está associada a menor sobrevida e maior risco de câncer // Nature Publishing Group, uma divisão da Macmillan Publishers Limited. Todos os direitos reservados. - Vol. 46 (6) - p. 624-628




 Os geneticistas descobriram por que os homens vivem menos
Os geneticistas descobriram por que os homens vivem menos
 A cada 10 minutos o paciente com câncer continua a fumar
A cada 10 minutos o paciente com câncer continua a fumar
 Homens de extinção cancelado
Homens de extinção cancelado
 Rumores sobre a extinção dos homens são muito exagerados
Rumores sobre a extinção dos homens são muito exagerados


Outras notícias

Voltar à página inicial





Яндекс.Метрика