Imagine um homem de 91 anos de idade na mesa de cirurgia hoje é quase impossível. Especialmente sobre o coração, o mais - o homem. Em primeiro lugar, os representantes do sexo forte, muitas vezes não viver à idade da reforma. E para aqueles que sobrevivem até aos 60 anos, quanto mais etapas sobre a marca de 90 anos, a definição clássica de cirurgia abdominal é contra-indicada. Eles simplesmente não vai sofrer por causa da massa de doenças crônicas relacionadas. Quem vai assumir um tal pecado - idosos doentes a arriscar suas vidas?

Mas havia um médico, para mudar radicalmente a atitude habitual para esses pacientes. É um cirurgião cardíaco conhecido, acadêmico da Academia Russa de Ciências e da Academia de Ciências Médicas, Professor Renat Akchurin, e este plano foi quase à frente do resto: ele começou a fazer um exclusivo operações de "híbridos", poupando essencialmente impossível idosos. Com sua equipe de médicos Akchurin já deu a vida de cem homens de meia idade, praticamente condenados a morrer.


 Coração operações na terceira idade: isso faz sentido?

Poucos dias atrás, na Pesquisa e Produção Complexo russo cardiológica, que é Renat Suleimanovich, terminou em 3º Simpósio Internacional de Cirurgia Cardiovascular Hybrid, que foi assistido por cirurgiões líderes, não só da Rússia, mas também dos principais países europeus. Eles vieram até nós, não só para compartilhar experiências e aprender com os médicos russos a capacidade de salvar núcleos pesados ​​que usam operações híbridas. Graças a pioneiros como Akchurin, cardiologistas e Rússia têm agora um método exclusivo de operar pacientes idosos.

- O que é? - Renata Suleimanovich Akchurina questão. (Ele não só se tornou um organizador profissional de reuniões internacionais, e on-line ensinou uma master class na platéia de 600 colegas russos e estrangeiros.) - Os hóspedes à esquerda para suas cidades e países, e que o "bottom line"?

- Em primeiro lugar, durante o simpósio, pela primeira vez se o curso de ensino amável sem fins lucrativos organização educacional da Sociedade Europeia de Cardiologia e Cirurgia Cardiotorácica, e também é credenciada por essas organizações como um simpósio internacional independente .  Agora os nossos artigos, a pesquisa será publicado nas páginas da imprensa estrangeira .  Em segundo lugar, ouvimos o Ministro da Saúde Tatyana Golikova Rússia, enviou saudações aos participantes do simpósio nossa .  Isto significa que o chefe do Ministério da Saúde da Rússia sabe sobre a experiência de tais operações na Rússia e, talvez, eventualmente, apoiá-los .  Em terceiro lugar, temos mais uma vez confirmou que somos capazes de executar a operação híbrida ao mais alto nível .  E mostrá-los em tempo real sobre os cirurgiões cardíacos na platéia de centenas de pessoas .  Foi uma demonstração ao vivo da possibilidade de cirurgia cardíaca o novo método "híbrido" .  No salão, os médicos em qualquer fase da operação poderia fazer as perguntas cirurgiões e obter respostas .  Com efeito, durante estas cirurgias incomuns em qualquer momento pode ser uma situação inesperada, eo médico deve ser devidamente fora da situação e explicar isso para os colegas .  Claro, a principal coisa - para salvar a vida de pacientes em estado grave com múltiplas comorbidades .  Mas também um monte de dinheiro gasto com a operação, também, só não quero perder .

- Renat Suleimanovich, de modo geral, o cirurgião não tem nenhuma margem para erro. O que você pessoalmente garante que o paciente não morrer durante um procedimento tão difícil?

- Provavelmente, é a responsabilidade da vida da pessoa. Não importa o que você está a realizar a operação em condições normais ou durante uma demonstração na TV. Operações em curso durante o simpósio - isto não é algum tipo de experimento, e um assunto muito sério. Neste momento, a média de idade dos pacientes operados três - 78 anos. Dois homens e uma mulher. Por exemplo, uma cirurgia mulher clássica é contra-indicada, pois não só a idade, mas também a obesidade ea diabetes. Uma extensa operação abdominal não é apenas sofrido. E nós substituiu-a válvula aórtica do coração através de uma pequena incisão (5 cm) na parede torácica. Um dos homens - Esfoliar aneurisma do istmo e da aorta torácica (Tipo 3) - ele colocou a prótese através de uma punção na coxa. Os outros homens no aneurisma de aorta abdominal - ele substituiu a aorta abdominal através da mesma punção na coxa.

Há três equipes de médicos, que incluiu cirurgiões, incluindo a Suécia, Holanda, Inglaterra e França.

- Qual é o principal objetivo foi alcançado? Mas essas pessoas de sorte que peguei para você, provavelmente uma gota no mar. Quando as operações híbridas pode estar no stream?

- É claro que, é necessário para aumentar o seu número. Mas o nosso dinheiro do Estado para a operação híbrida não é atribuída a todos. Atraímos instituições de caridade fundos e indivíduos. Mas eles podem alocar dinheiro para cerca de 50-60 operações híbridos por ano. E graças a Deus que em nosso país há pessoas que se preocupam com o destino dos pacientes idosos. Mas a necessidade - nada menos que 10-15000 tais operações por ano. É uma vergonha para ver quando as telas de TV "simpatizantes" mendigar dinheiro para pacientes criticamente enfermos, para enviá-los para a América ou na Alemanha para a cirurgia. Se a Rússia não tem tais especialistas. Eu não acredito que este absurdo. A Rússia tem o suficiente de seus cirurgiões classe, belas mãos, não apenas dinheiro suficiente para as operações de alta tecnologia.

By the way, duas semanas atrás eu fiz uma operação conhecida na Rússia Yegor grande político Kuzmich Ligachev. Este ano, ele vai ser 92 anos de idade, mas conseguimos realizar a cirurgia de bypass coronário, ao mesmo tempo para substituir a válvula aórtica. Primeiro, é claro, as pessoas Yegor Kuzmich forte e grande. Em todos os sentidos. Ele se juntou a nós com urgência, devido ao estreitamento acentuado da válvula aórtica. Sim, e isquemia. Sem exagero, conseguimos salvá-lo, mesmo que ele, o homem naturalmente, bem feito incrivelmente alto disciplina interna. Um destes dias ele vai para um sanatório para maiores cuidados de acompanhamento e recuperação.

 Coração operações na terceira idade: isso faz sentido?

  - O que deve ser feito no estado para a operação híbrida ir?

- O Ministério da Saúde eo Ministério de Desenvolvimento Econômico da Rússia deve incluir essas operações na lista de alta tecnologia e alocar dinheiro do orçamento para eles .  Infelizmente, em uma situação difícil hoje, existem milhares de russo velho .  Eles precisam de cirurgia caro no coração, mas onde conseguir dinheiro? Câmara Pública da Rússia, juntamente com o Instituto de Pesquisa de Cardiologia Clínica .  Myasnikov ea fundação "Mercy" começou a ação "Tempo para pagar dívidas" .  Sua finalidade - para encontrar o dinheiro para a cirurgia para os idosos que sofrem de doenças cardiovasculares graves .  Não é fácil, como uma tal operação custa até quarenta mil euros .  Os organizadores estão se voltando para os representantes das empresas e dos cidadãos comuns .  Em seus fundos recolhidos fizeram 80 "caridade" operação híbrida .  Mas só na nossa lista de espera Kardiokompleksy agora vale mais de 120 pacientes para os quais a operação híbrida - a única chance de prolongar a sua vida .  Destes, 23 - veteranos da Segunda Guerra Mundial .

Chefes de o Ministério da Saúde é sabido que na Rússia de hoje, a causa de 57% de todas as mortes são as doenças cardiovasculares. Segundo as estatísticas, 100 mil pessoas só por infarto do miocárdio morrem a cada ano mais de 300 homens e 150 mulheres, e acidente vascular cerebral - mais de 350 pessoas por ano.

- Renat Suleimanovich, você tem esperança de que o funcionamento híbrido será tão comum quanto a cirurgia de bypass, stent?

- Há uma canção, e nela as palavras: "Pedras viajou estrada foi capaz de quebrar o germe." Espero que sim.

Fonte



Tratamento e prevenção

Voltar à página inicial





Яндекс.Метрика