Março 2013 declarou a Associação Internacional de endometriose "Mês de sensibilização sobre a endometriose." Para que as pessoas saibam mais sobre a doença, a Comunidade Nacional de endometriose em todo o mundo, médicos e voluntários pacientes organizar eventos e reportagens da imprensa. O mundo deve saber o que o sofrimento pode trazer esta doença relacionada com a dor. As mulheres não devem sofrer em silêncio! MEDIKFORUM contribui com a publicação de uma série de pós-história do nosso ginecologista especialista Oksana Bogdashevskoy sobre casos reais de endometriose.


 Endometriose e infertilidade: História 1
 Katya veio me ver em setembro de 2012. Eles se reuniram com o marido para ser analisadas conjuntamente. Muito jovem casal - ela 26, ele 27, em conjunto com a escola, se casou com 5 anos, três anos, "planejamento" da criança, mas a gravidez não ocorre todos. A palavra terrível "infertilidade" ainda não falou, mas interiormente estão prontos para ouvi-lo.

Queixas do paciente lá, tudo muito bom. Mas o diálogo não funciona, como Katya cai periodicamente fora da realidade: fecha os olhos e desligar por alguns segundos, as perguntas mais básicas são respondidas depois de um longo atraso, dolorosamente de algo para ouvir. O pálido, apático - Eu estava seriamente preocupado.

A partir da história natural da doença.
Menstruação de 13 anos de regular, doloroso.
A dor leva Nospanum, Nurofen, ketanov, Baralgin, pentalgin.
Os analgésicos não ajudam.
Nada ajuda.
Com 17 anos atendidos no ginecologista da inflamação dos apêndices. Foi 5 vezes no hospital. As pílulas anticoncepcionais não são prescritos.

De conversa lento descobrimos que o paciente veio para a recepção no primeiro dia da menstruação. Eu entendo a causa de sua condição.

- Então você tem hoje é o primeiro dia? Que você tem tanta dor?!

Aqui quebra marido:

- Sim, hoje ainda nada! É três dias não conseguia levantar-se sobre os rolos de cama e baixos! "Primeiro," leva mais tempo - fazer um tiro, isso é tudo.


Dismenorréia - processo patológico cíclico em que uma mulher sente dor durante a menstruação; e - o secundário, porque é apenas um sintoma da doença subjacente, suspeito PID - doenças inflamatórias dos órgãos pélvicos. O que poderia ser? Gonorreia não tratada? Chlamydia?

Realizamos análises complexas e a esposa e marido de revelar qualquer coisa que possa interferir com a gravidez.

A partir da história
Hormonas da fertilidade do esperma na ordem de US normal.
No exame, parece perfeito - isolamento pacífica, a área dos apêndices e abóbadas em ordem, não há infecções, pH 4, 0.
A ovulação é, a segunda fase do inteligente.
Mostrado laparoscopia diagnóstica - que torna possível para garantir a permeabilidade das trompas de falópio, aderências imediatamente após a detecção de removê-los. E pode detectar problemas ocultos.

A operação foi realizada em MONIIAG. Pipes provou passável em ambos os lados, sem sinais de inflamação crónica e aderências encontrados. Não muito longe dos ovários até o peritônio confortavelmente instalado pequena heterotopia unidade endometrioid. A endometriose. Ele se tornou uma barreira para a gravidez.

A partir da história natural da doença.
O diagnóstico depois da operação: endometriose genital externa 1 colher de sopa. Infertilidade-1. Dismenorréia secundária.

Esta história tem um final feliz. Imediatamente após a cirurgia, com o paciente, que pegou uma terapia hormonal macio. Após 4 meses (não pode ser menos do que) o fármaco foi cancelado, e depois de um mês de gravidez. Agora Katya é observado na clínica de mulheres e está se preparando para sair.

Especialistas dizem que - bem, o que há de errado nisso? O que é tão incrível e mágico? Todos típico. O que há para discutir?

Não há nada a discutir. Basta lembrar - a partir do facto que a endometriose é muito comum, quase não depender da idade da doença do paciente, a gravidade da dor e o risco de infertilidade não é reduzida. Não sofrem em silêncio! Peça ajuda!



  • Todas as mensagens ginecologista

Blog ginecologista

Voltar à página inicial





Яндекс.Метрика